Clínica de lentes de contato Coral Ghanem

Contato
sadalla@sadalla.com.br
(47) 3481-5353

A adaptação das lentes cosméticas e/ou filtrantes obedece aos mesmos parâmetros da adaptação de lentes gelatinosas transparentes. É necessário conhecer a curvatura do olho, tamanho da íris, diâmetro pupilar e o grau, se houver a necessidade da correção óptica na lente de contato. 

Tipos de lentes cosméticas: 

A) Lentes coloridas cosméticas com pintura opaca:

São fabricadas com material gelatinoso, para troca anual ou mensal e não devem ser usadas para dormir.

A pintura da lente imita o desenho e as variações de cores da íris natural e mantém a área da pupila transparente. A sua aparência nos olhos irá variar dependendo da coloração da íris da pessoa.

Podem ser usadas para mudar a cor dos olhos e, ao mesmo tempo, corrigir graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. 

Figs: Exemplos de lentes gelatinosas coloridas opacas 

 

 

B) Filtrantes:   

Fabricadas com material gelatinoso para troca anual, não podem ser usadas para dormir.

- Translúcidas coloridas:  são tingidas em toda a área que irá cobrir a íris e pupila.  A cor e a tonalidade são definidas de acordo com a finalidade:

  • Realçar a cor dos olhos;
  • Filtrar a luz para aliviar os sintomas de fotofobia (sensibilidade a luz);
  • Diminuir os reflexos noturnos quando a lente for tingida de amarelo ou âmbar;
  • Para daltônicos (filtro vermelho) ajudam na definição das cores e tonalidades.

Podem ser fabricadas com grau de miopia ou hipermetropia.  

Fig.: Exemplos de lentes gelatinosas filtrantes translúcidas 

- Translúcida transparente com pupila preta – a lente incolor com pupila preta tem a finalidade de bloquear a entrada de luz e as imagens para dentro do olho. Indicada para o tratamento de ambliopia (olho preguiçoso) quando a criança é resistente ao uso do tampão; pessoas com diplopia constante, como após um acidente quando a pessoa fica com visão dupla e quando o olho tem apenas a área da pupila opaca. 

Fig.: exemplo de lente gelatinosa com pupila preta

 - Translúcida colorida com pupila transparente – A lente é tingida na área que cobre a íris deixando a pupila transparente para manter uma visão normal. Indicada para encobrir imperfeições da córnea.

Fig. Exemplo de Lente filtrante translúcida com pupila transparente

  - Translúcida colorida com pupila preta: é usada para disfarçar um olho sem visão e com imperfeições na área central. A lente sofre o tingimento da área da íris com uma cor próxima do olho bom do paciente e a pupila é pintada de preto.  

Fig. Exemplo de lente gelatinosa translúcida colorida com pupila preta. 

- Translúcida colorida e com pintura opaca: a lente recebe 2 tipos de pintura, o tingimento e depois a pintura opaca. É usada em olhos sem visão com o objetivo puramente estético para se aproximar ao olho bom

Fig. Exemplos de lentes gelatinosas translúcida colorida e com pintura opaca

Quando não consegue-se uma boa estética com estes tipos de lentes é indicado a adaptação de próteses oculares que são lentes de resina acrílica que encobrem toda a parte anterior do olho.  

Entre em contato conosco para agendar uma consulta e verificar qual o tipo de lente ideal para você!